Escolher o imóvel ideal é um enorme desafio. Afinal, estamos falando do espaço que será o futuro lar, de um ambiente onde a pessoa vai escrever boa parte da sua trajetória, constituir família e no qual viverá momentos de alegria, descanso e lazer.
Muitas vezes, o comprador pode estar buscando independência e indo morar sozinho, ou se casou, ou busca um imóvel maior porque a família cresceu. Às vezes é a realização de um sonho e com certeza é uma escolha que marca um novo ciclo, e portanto, merece atenção especial.
São tantas opções no mercado, cabe a você junto ao corretor de imóveis, filtrar as melhores opções. Vocês irão precisar definir o que você ou sua família precisam. Tentem antes de tudo, fazer um planejamento e tenham muita cautela. Abaixo definimos 5 passos para ajudar você. Confira!
1. Defina o que você ou sua família precisam
O primeiro passo é definir o que você precisa em um imóvel hoje. A pessoa pode estar buscando morar sozinha ou com a família. São vários os itens que devem ser postos na balança. Quantas pessoas realmente irão morar na residência? Qual o tamanho da sala, cozinha e outros cômodos? Qual será o número de banheiros necessários? Irá ter sacada e churrasqueira? Quais serão as suas prioridades.
2. Faça um planejamento
É preciso traçar um planejamento de suas ações. No caso da compra, isso significa reservar o dinheiro para a entrada, estipular um preço máximo para a propriedade, prazos de mudança, reformas antes de mudar-se, entre outros.
Isso evita que você passe por problemas após o fechamento do negócio. É preciso arcar também com a documentação do imóvel, taxas de avaliação, cartório e transferência de propriedade, entre outros itens que podem exigir uma boa quantia.
3. Casa ou apartamento? Você decide!
Independente se você vai comprar ou alugar, escolher entre uma casa e um apartamento é um dos principais dilemas de quem vai se mudar e está buscando por uma nova residência. Muitas pessoas só sentem privacidade de verdade quando moram em uma casa, na qual, dentro dos limites de seu terreno, elas são a lei. Afinal, pode-se fazer o que quiser sem se preocupar com regras de um condomínio — respeitando sempre os seus vizinhos, é claro.
O apartamento é uma das principais opções para quem busca segurança. Dentro de um condomínio, você precisa preocupar-se apenas com o interior de sua propriedade, sendo que toda a manutenção do prédio é realizada por alguém contratado.
O ideal é que você escolha a opção que mais se encaixe com seu estilo de vida e necessidade de sua família.
4. Tenha cautela
O mercado possui diversas opções surgindo todos os dias, então, não cometa o erro de acabar tomando uma decisão precipitada e acabar se arrependendo.
Às vezes o que parece um bom negócio em um determinado momento pode se tornar uma grande dor de cabeça logo mais na frente. Por exemplo, muitas pessoas estão optando por realizar o financiamento de imóveis sem ter a entrada e, para isso, realizando empréstimos com altos juros.
5. Verifique a documentação necessária
A documentação é um dos principais empecilhos em um negócio imobiliário e, caso você não conte com qualquer um dos documentos necessários, pode ser que o negócio seja inviabilizado.
No caso da compra à vista, pode ser necessário apresentar uma série de documentos no cartório na hora de realizar a transferência do imóvel. Por conta disso, o ideal é entrar em contato com o local antes e buscar informações acerca de todas as exigências, pois isso evita a perda de tempo.
Já para a compra por meio de financiamento, cada instituição bancária mantém seu próprio processo de análise e, por conta disso, você deve procurar diretamente um atendente e entender quais são as exigências com relação à documentação de compra.
Encontrar uma casa para você sonhar e realizar é o que nos motiva.
A Zucati te ajuda na escolha do imóvel ideal. Se você deseja falar com um de nossos corretores, clique aqui – nossa equipe lhe atenderá com o maior prazer!